Institucional

Home / A APAE / Institucional
Institucional

História

A história da APAE está diretamente relacionada com a vida de Ivo e Esmeralda Bezzi, em especial com o nascimento do seu filho, Jorge, com Síndrome de Down.

Ivo e Esmeralda partiram numa incansável luta em busca de melhores condições de vida para seu filho, onde ele pudesse trabalhar, estabelecer relacionamentos e acima de tudo desenvolver uma capacidade de socialização comunitária.

O Sr. Ivo motivado pela realização deste sonho, realizou visitas às famílias, para conversar e convencer os pais da necessidade de colocar seus filhos em uma Instituição afim de desenvolver suas capacidades, conhecer outras pessoas e novos ambientes.

Dessa forma, surgiu a ideia de procurar uma instituição que pudesse dar assistência às crianças com deficiência, fundando assim no dia 26 de julho de 1969, a APAE de Gramado.

Além de sua abnegação para a instalação da APAE e da escola tinha um carinho de pai com todas as crianças. Em diversas oportunidades, afastou-se do seu trabalho para proporcionar aos alunos momentos de alegria, diversão organizando-se piqueniques em diversas datas principalmente na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Passado o tempo, pode-se afirmar que a semente lançada pelo casal frutificou, a escola cresceu e se desenvolveu graças ao amor, abnegação, esforço e ao seu carisma que o identifica e que com sua doação especial recebeu o apoio dos órgãos públicos e da comunidade promovendo eventos, buscando recursos para a concretização deste projeto e a realização de um sonho.

Durante este período muitas parcerias foram concretizadas, reformas, aquisição de materiais, campanhas para desmistificação das pessoas com deficiência, a luta constante para que estes possam ser inseridos no mercado de trabalho, o que de fato reforça o espírito com que estes profissionais trabalham em benefício da causa que acreditam.

No ano de 2014 a escola especial (Mario Bertoluci) encerrou as atividades, os alunos em idade escolar através da lei da inclusão e com condições forram inserido na escola municipal de ensino. Sendo assim a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ficou apenas com atendimentos terapêuticos.

Atualmente a APAE Gramado atende mais de 178 usuários de 0 a 73 anos de idade, com a atuação de uma equipe multidisciplinar e administrativo composta por 28 profissionais. No decorrer dos anos a Instituição teve um aumento significativo de solicitação de avaliações, fazendo com que ocorresse um grande aumento do número de atendimentos terapêuticos.

Na demanda de atendimentos estão usuários com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual e/ou múltipla, encaminhados pela rede municipal, estadual e privada de ensino, da rede de saúde (pública e privada), da assistência social e comunidade em geral. O ingresso dos usuários ocorre através da rede de saúde pública e privada ou saúde do município de Gramado.

Missão

A missão da instituição é a de promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. 

Visão

APAE Gramado visa fazer com que o beneficiário e sua família reconheçam a sua importância na sociedade, e, ao mesmo tempo, a conscientização no reconhecimento da Pessoa com Deficiência dentro do contexto social e comunitário, auxiliando assim na construção de sua cidadania.

Faça a diferença hoje! Sua doação contribui com cada usuário que depende deste tratamento.

Fale por WhatsApp