O projeto de judô, Do Kimono à Inclusão” da APAE Gramado visa contribuir na socialização das pessoas que possuem deficiência intelectual e/ou múltipla e Transtorno do Espectro do Autismo através da prática esportiva especializada e orientada, garantindo total segurança no cuidado com os envolvidos e com especial ênfase no seu desenvolvimento físico e motor. A Instituição prima pelo ensino e incentivo do esporte como forma de inclusão, agregando, neste momento, nova modalidade esportiva, como o Judô. Importantes estudos na área apontam inúmeros benefícios, relacionados à saúde, associados ao esporte. Em especial, este projeto dá vazão à inclusão social, às mudanças no comportamento, à melhora no desempenho escolar, à aprendizagem das próprias modalidades esportivas e ao aperfeiçoamento do desempenho motor.
O projeto tem, como propósito, aprimorar a cultura física, moral e espiritual, através desse esporte com base oriental. É sabido que a prática do Judô é uma atividade importante, capaz de gerar equilíbrio e desenvolvimento para seus praticantes, tanto mais para as pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla ou com Transtorno do Espectro Autista. Esse esporte ensina limites e disciplina, através dos princípios e valores adotados por práticas e tradições. Isso qualifica a estruturação da personalidade e aumenta a capacidade de socialização, porque permite que o indivíduo conheça melhor a si mesmo e aja de forma coerente e adequada em seu meio comunitário. Como adendo, os praticantes ainda reforçam suas habilidades de aprendizagem e intensificam a experiência de vivenciar valores e comportamentos que facilitam a prática da cidadania, além de ampliar o espectro de seu desenvolvimento motor, com preparação para eventuais participações de eventos olímpicos. Como consequência, as interações são facilitadas e a autoestima, reforçada.
O projeto se propõe, com benefícios evidentes e diretos, a melhorar o condicionamento físico dos participantes, enfatizando aspectos que possuem impacto sensível em sua saúde, tais como controle de peso, melhoria de postura, equilíbrio, reflexos e tônus muscular, além de, como citado, e não menos importante, desenvolver valores morais, autoconfiança, identificar potencialidades, destacar a capacidade de superação, ensinar a determinação diante de desafios e abrir espaço para o senso crítico, fatores fundamentais para que o processo educacional através do esporte se estabeleça na plenitude necessária para o enfrentamento da vida e para a construção de uma sociedade mais justa e mais inclusiva.