Usuários entre 03 a 14 anos, que já estão inseridos na APAE-Gramado, com critérios de ingresso na instituição advindos da Intervenção Precoce – IP - e/ou outras indicações, com diagnóstico de deficiência intelectual e/ou múltiplas apresentando dificuldades no processo de aprendizagem.
Inicialmente a intervenção é individual com integração gradual para duplas, ocorrendo atendimentos individuais e/ou em duplas, de acordo com critérios clínicos, fase de desenvolvimento e idade de cada criança. Os atendimentos deverão ocorrer semanalmente, com possibilidade de intervenções multidisciplinares; conforme se faça necessário serão realizadas visitas às instituições escolares em que há usuários inseridos, bem como, ocorrerá o planejamento e estruturação de intervenções conjuntas com os professores e o Atendimento Educacional Especializado - AEEs. Seguindo o plano terapêutico singular, serão feitas intervenções do paciente usuário fora do ambiente institucional, além de avaliações de usuários acima de 14 anos a partir de encaminhamento dos profissionais da equipe; paralelo a todo este atendimento diretamente com o beneficiário ocorrerão conversas com os pais para que possam compreender as potencialidades, dificuldades e orientações de manejo.