APAE de Gramado terá Centro de Atendimento do Programa TEAcolhe
A titular da Secretaria da Saúde (SES), Arita Bergmann, assinou, nesta quinta-feira (9/10), o contrato com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Gramado para implantação de um novo Centro de Atendimento em Saúde (CAS) do programa TEAcolhe, que garante cuidado especializado para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e suas famílias. O documento foi assinado pela secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, pelo presidente da APAE, Ilton Müller, e teve como testemunhas o vice-prefeito, Luia Barbacovi, o secretário municipal de Saúde, Jeferson Moschem, e Sandra Elisa Bublitz da Silva e seu filho Arthur Bublitz da Silva, que é usuário dos serviços da APAE.
“Quando a gente realiza mais uma entrega é motivo de celebração, pois é uma conquista coletiva das famílias e das instituições. Já são 64 CAS no estado do Rio Grande do Sul. Isso significa ter um lugar onde as pessoas possam ter dignidade, acolhimento, amor, estímulos técnicos, o que faz toda a diferença. Uma política pública só faz sentido quando ela toca nas pessoas”, afirmou Arita durante a cerimônia.
O valor do repasse mensal do Estado para o funcionamento do CAS APAE de Gramado será de R$ 100 mil, conforme previsto no contrato. A meta mínima mensal é de 1,2 mil atendimentos que abranjam, pelo menos, 150 usuários. O novo centro será referência na vigésima terceira região de saúde, que inclui os municípios de Canela, Caxias do Sul, Gramado, Linha Nova, Nova Petrópolis e Picada Café.
De acordo com o presidente da Apae de Gramado, Ilton Müller, o momento representa mais trabalho em prol da comunidade. “O CAS nos coloca mais um momento de trabalhar com foco na comunidade, com transtorno do espectro autista mais especificamente. Esses desafios vêm acompanhados de compromissos técnicos para atingir metas e toda a equipe está comprometida em alcançar os objetivos propostos”, declarou o presidente.
A equipe do novo CAS TEAcolhe será composta por nutricionista, psicólogo, psicopedagogo, assistente social, fonoaudióloga e médico. A estrutura física dispõe de nove salas de atendimento individual, cinco salas para grupos, auditório, duas salas de espera, uma sala com piscina, área livre e coberta para embarque e desembarque de veículo adaptado e ambulância, entre outras estruturas.
TEAcolhe
A APAE Gramado já é sede do TEAcolhe Macrosserra, responsável pelo matriciamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, também em convênio com a Secretaria Estadual da Saúde. A paz armado também possui convênio com o governo federal, através do Ministério da Saúde, sendo sede de um Centro Especializado em Reabilitação - CER II, nas modalidades intelectual e física.
O TEAcolhe é um programa da SES que visa organizar e qualificar a rede de atenção à saúde para pessoas com TEA em todas as regiões do Estado. Criado com base na Política Estadual de Atendimento Integrado à Pessoa com TEA, o programa promove ações articuladas com a rede assistencial local, garantindo atendimento ao longo de todo o ciclo de vida, com foco na inclusão, no suporte às famílias e no acesso a diagnósticos e terapias especializadas.
foto credito Arthur Vargas/ASCOM SES