APAE Gramado completa 50 anos!

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APAE Gramado completa 50 anos!

APAE Gramado completa 50 anos!

Fundada em 26/07/1969, a história da APAE está diretamente relacionada com a vida de Ivo e Esmeralda Bezzi, em especial com o nascimento do seu filho, Jorge, com Síndrome de Down.

 Ivo e Esmeralda partiram numa incansável luta em busca de melhores condições de vida para seu filho, onde ele pudesse trabalhar, estabelecer relacionamentos e acima de tudo desenvolver uma capacidade de socialização comunitária.

O Sr. Ivo motivado pela realização deste sonho, realizou visitas às famílias, para conversar e convencer os pais da necessidade de colocar seus filhos em uma Instituição afim de desenvolver suas capacidades, conhecer outras pessoas, novos ambientes.

Dessa forma, surgiu a idéia de procurar uma instituição que pudesse dar assistênciaàs crianças com deficiência, fundando assim no dia 26 de julho de 1969, a APAE de Gramado.

Além de sua abnegação para a instalação da APAE e da escola, tinha um carinho de pai com todas as crianças. Em diversas oportunidades, afastou-se do seu trabalho para proporcionar aos alunos momentos de alegria, diversão organizando-se piqueniques em diversas datas principalmente na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Passado o tempo, pode-se afirmar que a semente lançada pelo casal frutificou, a escola cresceu e se desenvolveu graças ao amor, abnegação, esforço e ao seu carisma que o identifica e que, com sua doação especial recebeu o apoio dos órgãos públicos e da comunidade promovendo eventos, buscando recursos para a concretização deste projeto e a realização de um sonho.

Durante este período muitas parcerias foram concretizadas, reformas, aquisição de materiais, campanhas para desmistificação das pessoas com deficiência, a luta constante para que estes possam ser inseridos no mercado de trabalho, o que de fato reforça o espírito com que estes profissionais trabalham em beneficio da causa que acreditam.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Gramado é uma entidade beneficente de Assistência Social, sem fins lucrativos, e tem por objetivo atender pessoas com deficiência intelectual e múltipla através de um trabalho adequado às suas necessidades. Tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio a família direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária.A APAE visa fazer com que o beneficiário e sua família reconheçam a sua importância na sociedade, e, ao mesmo tempo, a conscientização no reconhecimento da Pessoa com Deficiência dentro do contexto social e comunitário, auxiliando assim na construção de sua cidadania.

A APAE de Gramado tem em sua gestão uma diretoria composta por pais e amigos que voluntariamente administram e executam ações cumprindo o Estatuto Social Padrão das Apaes.

Nestes 50 anos estiveram como presidentes da Instituição:

1969 – 1987 – Ivo Bezzi

1988 – 1990 – Mario da Silva

1991- 1995 – Jorge Cavallin

1996 - Leudir Ecker Negri

1997 - Jorge Cavallin

1998 – 1999 – Irineu Dressel

2000 – 2002 – Isoldi Sofia Grans

2002 – 2004 – Irani Domingos Corrêa

2005 – 2007 – Ivoni Teresinha Schneider Adam

2008 – 2009 – Jorge Maldaner

2010 - 2013 - Marilei Caberlon Andreis

2014 – 2016 - Maristela Ferrari

Atualmente está como Presidente da APAE Gramado, gestão 2017/2019 a Sra. Irani Domingos Correa e como coordenadora da Instituição Cristine Parmegiani.

A APAE Gramado atende 131 beneficiários de 0 a 70 anos com a atuação de uma equipe multidisciplinar composta por 15 profissionais.

Os beneficiários e suas famílias recebem atendimentos terapêuticos individuais nas áreas de:

 Fisioterapia: Atuar no tratamento e prevenção de doenças, lesões ou má formações de distúrbio cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano.

Fonoaudiologia: Atua na reabilitação da comunicação e linguagem.

Intervenção Precoce: Atua na reabilitação em crianças de 0 a 3 anos com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e seus aspectos.

Neurologia: Atua nos distúrbios estruturais do sistema nervoso, lida com diagnostico e tratamento das doenças neurológicas.

Psicologia: Atua intervindo nas questões internas do individuas que refletem em seu comportamento.

Psicopedagogia: Atua nas questões de aprendizagems em suas diferentes formas de aprender.

Psiquiatria: Atua na prevenção, atendimento, diagnóstico e tratamento das diferentes formas de sofrimentos mentais de cunho orgânico.

Serviço Social: Atua no combate as desigualdades da sociedade, analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida de crianças, adoslescentes e adultos.

Terapia Ocupacional: Atua na prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio da utilização da atividade humana.

E em grupos terapêuticos:

Ambientoterapia I,II e Infantil, Grupo Grau Leve: Presta atendimento em grupo a pessoas com diagnóstico de autismo em diferentes graus de funcionalidade , atendendo crianças e adolescentes cujas necessidades terapêuticas exijam mais atenção e tempo dificultando e/ou limitando o atendimento individual somente. Promove o desenvolvimento de habilidades sociais, autonomia, cuidados básicos da vida diária, qualidade de vida, estratégias de manejo e controle de impulsos.

Grupo de Convivência: Desenvolve alternativas de evolução e interação entre pessoas com idade de 40 a 70 anos, para a organização de conhecimentos e qualidade de vida, promove coletivamente práticas de convivência alinhadas a promoção e prevenção de “saúde” num contexto amplo, capazes de operar no fortalecimento de vínculos. Melhora nas relações pessoais e em nível de grupo em suas necessidades físicas e mentais.

Oficina de Produção: A oficina de produção pretende capacitar pessoas com deficiência intelectual/múltiplas para o mercado de trabalho formal e informal favorecendo o desenvolvimento de capacidades, de habilidades e de potencialidades através da vivência prática de diversas atividades laborais trabalhando as condições básicas necessárias a qualquer profissional (pontualidade, assiduidade, higiene, segurança, organização, respeito à hierarquia, pertencimento a um grupo, etc. ), além de identificar as áreas de trabalho que o beneficiário mais se identifica e tem melhor desempenho.

Oficina Terapêutica: Proporcionar o desenvolvimento das percepções através das impressões sensoriais para estimular a interpretação e a visão de mundo, permeando com estratégias de alfabetização destinadas aos deficientes intelectuais ou múltiplos do grupo, considerando e respeitando o interesse individual.

P.I.M.T - Programa de Inserção no Mercado de Trabalho: Trabalha a autonomia, o protagonismo, a pro atividade, desenvolvendo a capacidade de escuta e auto avaliação, bem como o empoderamento de cada atendido no sentido de sua inclusão social através do mercado de trabalho, enfatizando as condições básicas necessárias a qualquer profissional (pontualidade, assiduidade, higiene, segurança, organização, respeito à hierarquia, pertencimento a um grupo, etc.). Prevê também a intervenção com as respectivas famílias, conforme necessário, uma vez que esta é de extrema importância no processo de inclusão, tanto no incentivo, no reforço e reconhecimento das potencialidades, bem como pelo acompanhamento deste beneficiário no mercado de trabalho. Além disto, no âmbito social, reduzir o preconceito, ampliar a possibilidade de visibilidade e pertencimento do mesmo, no cotidiano laboral.

Escuta Sensível: O objetivo do projeto “Escuta Sensível” é trabalhar com as famílias, todos os anseios e demandas que originarem-se das manifestações do próprio grupo, o empoderamento de suas vidas, o cuidar de quem cuida, além de outras questões que se possa sugerir, tais como o Estatuto do Deficiente, o Conselho dos Deficientes e sua formação, APAE no CMAS, Benefícios Assistenciais, a Política de Assistência Social, entre outros.

Capoeira: Possibilita através de atividades de expressão corporal, que, os beneficiários desenvolvam suas potencialidades com este jogo. Esta proposta visa a inserção das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos diferentes espaços da sociedade, sendo benéficas e possibilitando observar melhora no desempenho motor dos beneficiários e aumento de sua autonomia.

Educação Física: Promover atividades físicas e/ou exercícios físicos, visando à manutenção, melhora na qualidade de vida e reabilitação física dos beneficiários, prioritariamente aquele com deficiência intelectual, múltipla ou transtorno global do desenvolvimento;

A APAE vem atuando em espaços coletivos de controle social e de proposição de políticas públicas. Atualmente, a instituição se faz representar nos seguintes conselhos: COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CMAS - Conselho Municipal de Assistencia Social e CMS – Conselho Municipal de Saúde.

Para garantir o atendimento qualificado às pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla de nosso município, contamos com a parceria dos setores público e privado e de pessoas físicas e jurídicas.

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